segunda-feira, 31 de maio de 2010

Richard Hamilton




Nasceu em 24/02/1922, em Pimlico Londres (Inglaterra), onde cresceu e viveu uma boa parte da sua vida com seus pais, que eram de classe média baixa. Ele é pintor e trabalha com colagens fora do esteriótipo, por isso, é chamado de “pai da pop art”.
Não terminou a escola e começou a trabalhar como aprendiz em uma empresa de componentes elétricos. Foi aí que descobriu a paixão pelas artes, onde fez aulas de pintura e teve a oportunidade de entrar na Royal Academy schools. Depois da guerra rematriculou-se na Royal academy onde foi espulso por não saber aproveitar-se da instrução.
Um tempo depois começou a exibir seus trabalhos com folhetos, cartazes, etc..
Ele foi mais reconhecido no período pós-guerra, por volta de 1956. Suas colagens representavam o sonho consumista. É o “criador” da pop arte, junto com Eduardo Paolozzi e Richard Smith, que fizeram parte do Independent Group. Antes disso, não havia nada parecido com a pop arte, e suas artes chamaram atenção de todos.

Curiosidades:
Ainda está vivo, agora trabalhando em Nova York. É o “Pai da Pop Art”.

Características gerais:

Richard Hamilton definiu as imagens vinculadas nos meios de comunicação de massa, base de inspiração da arte pop, como "populares, transitórias, consumíveis, produzidas em massa, jovens, em escala empresarial, de baixos custos, humorísticas, sexy, ardilosas e glamorosas".

Leitura de Imagem:
Podemos ver que a imagem é antiga pelos objetos que contém na imagem. Ela retrata o produto de consumo em massa. Um modo democrático de arte, onde todos entendiam imediatamente a mensagem a ser transmitida. Diferente da Arte Moderna, em alta nesse momento da história da arte, onde era necessário interpretar e entender a arte.


Alunos, Evelyn e Gabriel, turma 101.

Roy Lichtenstein



Roy Fox Lichtenstein, nasceu em Nova Iorque em 27 de outubro de 1923, (morreu também em Nova Iorque, em 29 de setembro de 1997). Era um artista estado unidense, conhecido pelo seu gênero Pop Art. Estudou belas Artes na Ohio State University de Columbus, onde se formou em 1949, chegou a ser professor nesta mesma universidade e em outras quatro. Em 1951 começou sua carreira como artista.
Durante sua universidade, Roy teve que parar de estudar para servir ao exército, durante a segunda Guerra Mundial.
Era influenciado por artistas como Jim Dine, Claes Oldenburg e George Segal. E por volta dos anos 60 desenvolveu uma imagem a qual o tornou conhecido: Atraves de suas obras fazia criticas irônicas ao capitalismo, além da guerra. Para isso encontrou um jeito diferente e descontraido, o cartum e as historias em quadrinhos.

Exposições:
2006 : Petrobras – Vida Animada Roy Lichtenstein em São Paulo.
* Existe um Nova York um acervo chamada Roy Lichtenstein Foundation, com mais de 6 mil obras feitas por ele.
Características de suas obras:
Roy Lichtenstein usava como forma de expressão em suas obras o cartum e as historias em quadrinhos. Ele pintava seus quadros a óleo e tinta acrílica. Usava uma técnica pontilhista para desenhar, ou seja, todas as formas eram feitas com pontos, muitas vezes em grande escala. Usava principalmente cores como vermelho, amarelo, azul, azul marinho e branco; com contornos em preto para destaques, dando impacto as formas.
* Começou a desenhar utilizando historias em quadrinhos copiando anuncios de publicidade, propagandas em si, desenhos famosos com o Mickey e até fazendo versões em cartum das notas de $1 dolar.

Aluna: Fernanda, turma 101.

Andy Warhol

O ARTISTA E CURIOSIDADES A RESPEITO: Andy Warhol nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia. Era o quarto filho de Ondrej Warhola e Ulja. Seus pais eram imigrantes da classe operária originários de Miková, no nordeste da Eslováquia. O pai de Warhol emigrou para os EUA em 1914 e sua mãe se juntou a ele em 1921, após a morte dos avós de Andy Warhol. Seu pai trabalhou em uma mina de carvão. A família vivia na Rua Beelen, 55, e mais tarde na Rua Dawson, 3252, em Oakland, um bairro de Pittsburgh.A família era católica bizantina e frequentava a igreja bizantina de São João Crisóstomo em Pittsburgh.

Nos primeiros anos de estudo, Warhol teve coreia, uma doença do sistema nervoso que provoca movimentos involuntários das extremidades, que se acredita ser uma complicação da escarlatina e causa manchas de pigmentação na pele. Ele tornou-se um hipocondríaco, desenvolvendo um medo de hospitais e médicos. Muitas vezes de cama quando criança, tornou-se um excluído entre os seus colegas de escola, ligando-se fortemente com sua mãe. Às vezes quando estava confinado à cama, desenhava, ouvia rádio e colecionava imagens de estrelas de cinema ao redor de sua cama. Warhol depois descreveu esse período como muito importante no desenvolvimento da sua personalidade, do conjunto de suas habilidades e de suas preferências.

OBRAS: O anos 1960 marcam uma guinada na sua carreira de artista plástico e passa a se utilizar dos motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores.
Além das serigrafias Warhol também se utilizava de outras técnicas, como a colagem e o uso de materiais descartáveis, não usuais em obras de arte.
Marilyn Monroe, por Andy Warhol.
Warhol teve uma infância muito complicada, o que o levou a enfrentar doenças, que o tornaram hipocondríaco.
Durante o colegial, Andy foi muito criticado e rejeitado por seus colegas de classe, o que fez com que ele ainda garoto se apegasse a figuras de famosos, motivo pelo qual ele veio a retratar rostos de celebridades como o de Marilyn Monroe. Ele faz uso de cores vibrantes e contrastantes, é a própria imagem da artista, porém com modificações perceptíveis.



LEITURA DE IMAGEM:
Retrato de Andy Warhol do líder comunista chinês Mao Tse-Tung foi vendido por 17,376 milhões de dólares (13,5 milhões de euros) num leilão em Nova Iorque, estabelecendo um recorde mundial para o rei da pop art. Grande obra do artista. Novamente o retrato de um rosto importante, não só na história, mas também na arte. Como a grande maioria de suas obras, Warhol fez uso de tonalidades fortes, apesar de demonstrarem a mesma tonalidade, são significantemente diferentes.

Aluna: Camila, turma 101.

Robert Rauschenberg


O artista: Robert Rauschenberg (1925-2008), nasceu no Texas em 22 de outubro de 1925 e morreu na Flórida em 12 de maio de 2008. Robert foi um artista de expressionismo abstracto e pop art. Estudou no Kansas City Art Institute, na Academie Julian em Paris, e com Josef Albers no Black Mountain College na Carolina do Norte, antes de se fixar em Nova York, onde estudou no Art Students League of New York.Em suas obras podemos perceber uma mistura de varios periodos da arte.


Descrição da obra:
Vimos uma mulher nua,para nós representa a feminilidade da mulher.Muitas figuras geométricas,como por exemplo o quadrado que tem do lado da ave (galo)e em outros lugares da obra.Alguns rabiscos que a primeira olhada não faz sentido nenhum,mas olhando profundamente percebe-se uma mensagem.O plano de fundo com cores escuras e nada neutras,um embaraço de ideias e reflexões que deixam aos que olham presos a obra,com vontade de não parar de olhar até decifrar o que tem nela.Um tanto de abstrato ,como o artista costuma muito fazer as cores são vibrantes e quentes,mas as figuras muito "equilibradas" ,uma bagunça arrumada,digamos assim.


Outras obras:
Rauschenberg usava muito de colagens num tom abstrato da arte,muitas vezes com recortes de famosos.

Pode-se observar monumentos importantes e reconhecidos mundialmente como a estátua da liberdade.Cores vibrantes de impacto visual

Colagens e o uso de materiais como madeira e uma certa reciclagem.


Algumas curiosidades:
. Robert Rauschenberg acreditava que a pintura se relacionava com a vida e com arte, assim buscando agir entre estes dois pólos.
. Rauschenberg chegou a estudar com o compositor musical experimentalista.
. Ainda jovem, fez parte do movimento Dadá em Nova York.
. A partir de 1962, ele explorou ainda a técnica de serigrafia para imprimir fotos em grandes telas.
. O artista adorava o Brasil, país que visitou muitas vezes.


Alunas: Roberta e Luiza, turma 101.

Jasper Jhons


Jasper jhons Jr. Nasceu em 15 de maio de 1930 em Augusta na Geórgia mas se mudou e cresceu em Allendale na Carolina do Sul com seus tios e avós , após a separação de seus pais. Em sua ardua infância , desconhecia a palavra “Arte” , não havia meios de como conhecer esta. Jasper estudou na universidade da Carolina do Sul entre os anos 1947 e 1948 , logo após em 1949 mudou-se para Nova Iorque , com o objetivo de ingressar na universidade Parsons School of Design . Teve de entrar em 1952 no exército e foi deslocado para Sandai no Japão , justamente no período da guerra da Coréia , Jasper serviu ao exército até 1953. Quando voltou à Nova Iorque encontrou-se com especialistas em arte e assim , aprofundou-se na arte contemporânea, foi quando aprimorou-se e conseguiu realizar a sua obra mais famosa “ A Bandeira Norte Americana “ , após esta jornada de vida Jasper Desencadeo diversos trabalhos e assim se tornou um dos mais importantes pioneiros da Pop Art na américa, pintando, assim objetos tão vulgares como bandeiras , mapas e algarismos.
Jasper atualmente permanece ganhando dinheiro em cima de suas obras.

Curiosidades : Em 1998 Jasper Jhons Ganhou em torno de 20 milhões do Metropolitan Museum of Art , que comprou sua obra a “A Bandeira Branca”. No ano de 2006 , Jasper Jhons Ganhou 80 milhões de um grupo de colecionadores , que compraram sua obra “ A Partida “.
Em 1958 Jasper passou por uma fase ruim nos trabalhos e assim começou a decair nas pinturas , retratando apenas objetos reais e normais , o que não estava acostumado.


OBRA: A Bandeira (Three Flag)
Bandeira dos Estados unidos da América , composta de estrelas brancas em um quadro azul , listras vermelhas e branca.
Percebemos que há o contraste de três bandeiras se sobrepondo, de fato ele usa cores fortes , vivas , até mesmo o branco realiza um contraste , porém há manchas e falhas o que deixa ainda mais viva a obra , com mais detalhes e contrastes. Entendemos a Arte como uma decadência do País , um País que pode ser grandioso em alguns aspectos e pequeno em outros. Talvez as manchas representem as falhas , a imperfeição do País.


Alunas Bruna e Marianna Coelho, turma 101

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Claes Oldenbug


Spoonbridge and Cherry, 1988
Aço inoxidável e alumínio pintados com esmalte poliuretano, 9 x 15.7 x 4.1m


Claes Thure Oldenbug nasceu em Estocolmo, 21 de janeiro de 1929.Ele é um escultor estado-unidense de origem sueca. Foi um pionero em Pop Art. Em 1956, emigrou para Nova York e, no início dos anos de 1960, causou assombro com suas performances e happenings (por exemplo, em 1963, o seu Autobodies em Los Angeles,que incluía a participação das pessoas,fazendo as pessoas “montasse” a obra com muito gelo.) Posteriormente, dedicou-se intensivamente aos objetos de uso cotidiano como temas de suas criações e como peças para colecionadores. Suas obras plásticas, que podem enquadrar-se na pop art (como artigos de ferro e aparelhos de uso doméstico que ordena segundo o seu tamanho e os materiais utilizados).Seus materiais mais utilizados são vinil,plástico,gesso,fibra de vidro,concreto,e etc.Entre suas obras mais famosas,se destacam A Maquina de escrever (1963),seu gigante Prendedor De Roupa (1976),Soopbrigd and cherry(1988).

Por Mariana Salazar e Luane, turma 101.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Artistas Pop



A principal atividade do artista pop, sua justificativa, consiste menos em produzir obras de arte do que em encontrar um sentido, um nexo para o meio à sua volta, aceitar a lógica de tudo o que o cerca em tudo o que ele próprio faz. A descoberta dessa lógica, sua forma e direção torna-se a principal tarefa do artista.

Disse Warhol certa vez: “A razão por que estou pintando assim é porque quero ser uma máquina. Tudo o que faço, e faço como máquina, é porque é isso que quero fazer. Penso que seria estupendo se todo mundo fosse igual.”

O que foi a Pop Arte?



A Pop Art foi sem dúvida, uma crítica irônica ao bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo. Para isso, operava com símbolos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações, etc.

Funcionou como uma tendência artística que usava objetos e assuntos comuns como latas, sanduíches, tiras e cenas de histórias em quadrinhos, anúncios, embalagens e cenas de TV como fontes de inspiração e que acabaram fisicamente incorporando às artes plásticas.

Foram usadas essencialmente imagens que simbolizavam a sociedade de consumo e a cultura popular, exploradas no cotidiano, sem um propósitos claramente artístico.

Misturavam fotografia, pintura, colagem, escultura, assemblage (colagem em três dimensões). Assim como as colagens e imagens em série.

Mas afinal, o que é a “cultura pop”?

Como praticamente tudo em nossa sociedade, a cultura “pop” é o produto da Revolução Industrial e da série de revoluções tecnológicas que lhe sucederam.

A cultura “pop” envolve uma mudança nas atitudes para com o objeto. Os objetos deixaram de ser únicos.

A cultura “pop” é, portanto, parte de um processo econômico que tem todas as probabilidades de continuar a se desenvolver.

Imagem:
Telefone público mole, 1963, de Claes Oldenburg.

Como e quando surgiu a Pop Arte?

Tudo começou na Inglaterra no início da década de 50. Somente depois seu mais importante artista, Andy Warhol, consagrou-a na América.

O primeiro a usar a denominação, em 1954, foi o crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos – como o cinema e as histórias em quadrinhos.

Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, o pop art começou a tomar forma no final da década de 50, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras.

O movimento não se tornou popular, e nem chegou a atingir a massa urbana. Manteve-se restrita a colecionadores, galerias e museus, principalmente na década de 60.
Um dos aspectos enigmáticos da arte pop e aquele que mais urgente necessita de explicação é a sua evidente frieza, sua ausência de envolvimento com o tema de que trata.

segunda-feira, 10 de maio de 2010


Em Breve, publicações das pesquisas realizadas sobre os artistas da Pop Arte