segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jasper Jhons


Jasper jhons Jr. Nasceu em 15 de maio de 1930 em Augusta na Geórgia mas se mudou e cresceu em Allendale na Carolina do Sul com seus tios e avós , após a separação de seus pais. Em sua ardua infância , desconhecia a palavra “Arte” , não havia meios de como conhecer esta. Jasper estudou na universidade da Carolina do Sul entre os anos 1947 e 1948 , logo após em 1949 mudou-se para Nova Iorque , com o objetivo de ingressar na universidade Parsons School of Design . Teve de entrar em 1952 no exército e foi deslocado para Sandai no Japão , justamente no período da guerra da Coréia , Jasper serviu ao exército até 1953. Quando voltou à Nova Iorque encontrou-se com especialistas em arte e assim , aprofundou-se na arte contemporânea, foi quando aprimorou-se e conseguiu realizar a sua obra mais famosa “ A Bandeira Norte Americana “ , após esta jornada de vida Jasper Desencadeo diversos trabalhos e assim se tornou um dos mais importantes pioneiros da Pop Art na américa, pintando, assim objetos tão vulgares como bandeiras , mapas e algarismos.
Jasper atualmente permanece ganhando dinheiro em cima de suas obras.

Curiosidades : Em 1998 Jasper Jhons Ganhou em torno de 20 milhões do Metropolitan Museum of Art , que comprou sua obra a “A Bandeira Branca”. No ano de 2006 , Jasper Jhons Ganhou 80 milhões de um grupo de colecionadores , que compraram sua obra “ A Partida “.
Em 1958 Jasper passou por uma fase ruim nos trabalhos e assim começou a decair nas pinturas , retratando apenas objetos reais e normais , o que não estava acostumado.


OBRA: A Bandeira (Three Flag)
Bandeira dos Estados unidos da América , composta de estrelas brancas em um quadro azul , listras vermelhas e branca.
Percebemos que há o contraste de três bandeiras se sobrepondo, de fato ele usa cores fortes , vivas , até mesmo o branco realiza um contraste , porém há manchas e falhas o que deixa ainda mais viva a obra , com mais detalhes e contrastes. Entendemos a Arte como uma decadência do País , um País que pode ser grandioso em alguns aspectos e pequeno em outros. Talvez as manchas representem as falhas , a imperfeição do País.


Alunas Bruna e Marianna Coelho, turma 101

Nenhum comentário:

Postar um comentário