segunda-feira, 31 de maio de 2010

Roy Lichtenstein



Roy Fox Lichtenstein, nasceu em Nova Iorque em 27 de outubro de 1923, (morreu também em Nova Iorque, em 29 de setembro de 1997). Era um artista estado unidense, conhecido pelo seu gênero Pop Art. Estudou belas Artes na Ohio State University de Columbus, onde se formou em 1949, chegou a ser professor nesta mesma universidade e em outras quatro. Em 1951 começou sua carreira como artista.
Durante sua universidade, Roy teve que parar de estudar para servir ao exército, durante a segunda Guerra Mundial.
Era influenciado por artistas como Jim Dine, Claes Oldenburg e George Segal. E por volta dos anos 60 desenvolveu uma imagem a qual o tornou conhecido: Atraves de suas obras fazia criticas irônicas ao capitalismo, além da guerra. Para isso encontrou um jeito diferente e descontraido, o cartum e as historias em quadrinhos.

Exposições:
2006 : Petrobras – Vida Animada Roy Lichtenstein em São Paulo.
* Existe um Nova York um acervo chamada Roy Lichtenstein Foundation, com mais de 6 mil obras feitas por ele.
Características de suas obras:
Roy Lichtenstein usava como forma de expressão em suas obras o cartum e as historias em quadrinhos. Ele pintava seus quadros a óleo e tinta acrílica. Usava uma técnica pontilhista para desenhar, ou seja, todas as formas eram feitas com pontos, muitas vezes em grande escala. Usava principalmente cores como vermelho, amarelo, azul, azul marinho e branco; com contornos em preto para destaques, dando impacto as formas.
* Começou a desenhar utilizando historias em quadrinhos copiando anuncios de publicidade, propagandas em si, desenhos famosos com o Mickey e até fazendo versões em cartum das notas de $1 dolar.

Aluna: Fernanda, turma 101.

Um comentário: