segunda-feira, 31 de maio de 2010

Richard Hamilton




Nasceu em 24/02/1922, em Pimlico Londres (Inglaterra), onde cresceu e viveu uma boa parte da sua vida com seus pais, que eram de classe média baixa. Ele é pintor e trabalha com colagens fora do esteriótipo, por isso, é chamado de “pai da pop art”.
Não terminou a escola e começou a trabalhar como aprendiz em uma empresa de componentes elétricos. Foi aí que descobriu a paixão pelas artes, onde fez aulas de pintura e teve a oportunidade de entrar na Royal Academy schools. Depois da guerra rematriculou-se na Royal academy onde foi espulso por não saber aproveitar-se da instrução.
Um tempo depois começou a exibir seus trabalhos com folhetos, cartazes, etc..
Ele foi mais reconhecido no período pós-guerra, por volta de 1956. Suas colagens representavam o sonho consumista. É o “criador” da pop arte, junto com Eduardo Paolozzi e Richard Smith, que fizeram parte do Independent Group. Antes disso, não havia nada parecido com a pop arte, e suas artes chamaram atenção de todos.

Curiosidades:
Ainda está vivo, agora trabalhando em Nova York. É o “Pai da Pop Art”.

Características gerais:

Richard Hamilton definiu as imagens vinculadas nos meios de comunicação de massa, base de inspiração da arte pop, como "populares, transitórias, consumíveis, produzidas em massa, jovens, em escala empresarial, de baixos custos, humorísticas, sexy, ardilosas e glamorosas".

Leitura de Imagem:
Podemos ver que a imagem é antiga pelos objetos que contém na imagem. Ela retrata o produto de consumo em massa. Um modo democrático de arte, onde todos entendiam imediatamente a mensagem a ser transmitida. Diferente da Arte Moderna, em alta nesse momento da história da arte, onde era necessário interpretar e entender a arte.


Alunos, Evelyn e Gabriel, turma 101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário