segunda-feira, 31 de maio de 2010

Robert Rauschenberg


O artista: Robert Rauschenberg (1925-2008), nasceu no Texas em 22 de outubro de 1925 e morreu na Flórida em 12 de maio de 2008. Robert foi um artista de expressionismo abstracto e pop art. Estudou no Kansas City Art Institute, na Academie Julian em Paris, e com Josef Albers no Black Mountain College na Carolina do Norte, antes de se fixar em Nova York, onde estudou no Art Students League of New York.Em suas obras podemos perceber uma mistura de varios periodos da arte.


Descrição da obra:
Vimos uma mulher nua,para nós representa a feminilidade da mulher.Muitas figuras geométricas,como por exemplo o quadrado que tem do lado da ave (galo)e em outros lugares da obra.Alguns rabiscos que a primeira olhada não faz sentido nenhum,mas olhando profundamente percebe-se uma mensagem.O plano de fundo com cores escuras e nada neutras,um embaraço de ideias e reflexões que deixam aos que olham presos a obra,com vontade de não parar de olhar até decifrar o que tem nela.Um tanto de abstrato ,como o artista costuma muito fazer as cores são vibrantes e quentes,mas as figuras muito "equilibradas" ,uma bagunça arrumada,digamos assim.


Outras obras:
Rauschenberg usava muito de colagens num tom abstrato da arte,muitas vezes com recortes de famosos.

Pode-se observar monumentos importantes e reconhecidos mundialmente como a estátua da liberdade.Cores vibrantes de impacto visual

Colagens e o uso de materiais como madeira e uma certa reciclagem.


Algumas curiosidades:
. Robert Rauschenberg acreditava que a pintura se relacionava com a vida e com arte, assim buscando agir entre estes dois pólos.
. Rauschenberg chegou a estudar com o compositor musical experimentalista.
. Ainda jovem, fez parte do movimento Dadá em Nova York.
. A partir de 1962, ele explorou ainda a técnica de serigrafia para imprimir fotos em grandes telas.
. O artista adorava o Brasil, país que visitou muitas vezes.


Alunas: Roberta e Luiza, turma 101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário